

A experiência e o desejo de que nossa vida fosse marcada pelo elemento carismático e fraterno encontram suas raízes no RENASEM, aqui no Brasil; porém, quis a Providência Santíssima, que sob o discernimento espiritual de Dom Alberto Taveira, até então Arcebispo de Palmas, a Fraternidade Sacerdotal do Cenáculo, como é conhecida, fosse fundada em Roma no Ano do Senhor 2004. Lá, a começar especialmente entre os anos 1999 e 2000, muitos seminaristas do Brasil, e alguns da América Latina tiveram um forte chamado à vida fraterna em vista da fidelidade e perseverança para o ministério.
Ajuda, sinais e confirmações:
Após o pedido formal de Dom Alberto em outubro de 2003, fui aconselhado por ele mesmo a consultar a Congregação para o Clero, o que aconteceu em junho de 2004. A partir de então, realizamos vários encontros sacerdotais entre nós.
Em março de 2005, tivemos a graça de encontrarmos com o Cardeal Ratzinger e partilharmos com ele sobre a embrionária Fraternidade. Suas palavras foram encorajadoras: “Bela iniciativa. É necessário hoje, sobretudo, porque muitos sacerdotes sentem solidão”.
Padre Eduardo Braga e Silva (Padre Dudu)
Fundador
Nossa História

NOSSO CARISMA
Somos fiéis clérigos e leigos, que no coração da Igreja, através de um amor especial ao Espírito Santo, tivemos um encontro pessoal com Jesus Sacerdote, o que nos faz buscar ofertar nossas vidas pelos ministros de Deus.
Nossa espiritualidade encontra no Cenáculo sua inspiração. Para lá desejamos retornar diariamente. Ali encontramos todos os mistérios permanentes que amamos: O Sacerdócio e a Eucaristia, o Mandamento Novo do Amor e o serviço aos irmãos, Nossa Senhora e o Pentecostes.
Nosso Carisma é, portanto, Sacerdotal e Pneumatológico, visto que fazemos de nossas vidas (cada um em seu próprio estado e vocação) uma oblação pelos sacerdotes, unido com nossa incansável missão de fazer o Espírito Santo mais conhecido, amado e invocado, para que Ele reine nas almas, e vejamos ainda em nosso tempo a tão sonhada renovação da Igreja e da sociedade.
NOSSA MISSÃO
Como desdobramento da nossa espiritualidade e carisma, nossa missão está voltada para o auxílio e santificação dos sacerdotes e o triunfo do Espírito Santo através do Novo Pentecostes nas almas.
Quanto aos sacerdotes, queremos:
-
Fomentar e proporcionar a fraternidade sacerdotal entre os presbíteros através de encontros e retiros;
-
Ajudar os sacerdotes idosos e doentes;
-
Ajudar os sacerdotes que passam por dificuldades de toda espécie;
-
Trabalhar (no futuro) pelos sacerdotes que abandonaram o ministério, conforme as orientações da Igreja Universal e local;
-
Apresentar propostas de pequenas fraternidades sacerdotais para nossas Paróquias;
-
Ajudar seminaristas e vocacionados à fraternidade e à santidade e
-
Fazer todo o possível para ajudar os sacerdotes em seus trabalhos e situações, especialmente com nossa oração e oblação.
Quanto ao Espírito Santo, queremos:
-
Auxiliar os sacerdotes a difundir a devoção ao Espírito Santo e a cultivarem como condição de sua santificação pessoal;
-
Ajudar o povo de Deus dando fundamentos à devoção ao Espírito Santo;
-
Promover simpósios de pneumatologia a nível nacional;
-
Organizar encontros nacionais em nível de devoção e conhecimento;
-
Obedecendo ao pedido do Beato Paulo VI, construirmos um local de Culto ao Espírito Santo;
-
Através da Escola de Missão consagrada ao Espírito Santo, formarmos missionários disponíveis para servir a Igreja onde for mais necessário e
-
Evangelizar com audácia e criatividade através das Capelinhas Missionárias do Espírito Santo.
NOSSOS RAMOS
Após estes dez anos, começamos a nos compreender como uma árvore que possui nove Ramos. São eles:
1-Os Oblatos do Espírito Santo: Jovens vocacionados ao sacerdócio, que servirão em realidades como a da Prelazia de Marajó e também auxiliarão na Formação e no acompanhamento Carismático no Brasil, se possível. Entregarão as suas vidas aonde estiverem pela santificação dos sacerdotes e triunfo do Espírito Santo nas almas.
2-As Oblatas do Cenáculo: Iniciaram o caminho rumo à vida religiosa em 2007 com a benção do nosso Arcebispo emérito Dom Alano. Estruturam-se como uma preciosa ajuda do nosso até então bispo auxiliar Dom Roberto. Possuíam até março de 2015 uma aprovação “Ad experimentum”. São chamadas a ser como a Virgem Maria, exemplo de mãe e oblata (maternidade espiritual). Onde aos pés da Cruz se unem ao sacrifício de Cristo pelo sustento dos sacerdotes e reinado do Espírito em suas almas.
3-Cenáculo das Famílias: São os casais que abraçaram o carisma e vivem em função dele. Encontram-se semanalmente para partilharem e estudarem. Estão todos engajados em suas realidades paroquiais, onde servem seus sacerdotes vivendo ali seu carisma e missão
.
4-Cenáculo das Crianças: São os pequeninos que oram e se sacrificam por um sacerdote e um seminarista de modo pessoal. O compromisso dura um ano, quando trocam. Encontram-se semanalmente. Para eles, atualmente há também uma capelinha missionária.
5-Cenáculo de Adolescente: Geralmente são aqueles que deixaram ou vieram do Cenáculo das Crianças. Alguns são filhos dos nossos casais. Nossa preocupação é que não se percam. São acolhidos e instruídos semanalmente por dois cais de nossos membros.
6-Cenáculo de Jovens: São aqueles que geralmente procuram conosco uma experiência mais profunda com o Espírito Santo. Aos poucos também são introduzidos na dimensão sacerdotal do carisma. Também se encontram semanalmente e são acompanhados por dois membros. Para muitos é o momento vocacional.
7-Pia União das Amigas Espirituais: Foi fundada pela Beata Elena Guerra e abençoada pelo Papa… É o Cenáculo que reúne as Leigas consagradas, Viúvas, Esposas, Mães de família, e Mulheres em especial situação. Possuem doze normas e também alguns compromissos a nível comunitário.
8-Amigos da Obra do Cenáculo: São aqueles que após terem feito os Encontros Vocacionais, não se sentiram chamados ao compromisso com a Obra; porém desejam ser nossos colaboradores no que puderem.
9-Fraternidade Sacerdotal do Cenáculo: Foi o primeiro ramo nascido. Nele estão os sacerdotes diocesanos e religiosos, como também os diáconos e seminaristas que desejarem se associar ou manterem um vínculo espiritual com a obra. A eles pediremos que nos ajudem nas duas dimensões do carisma: Ajudar os sacerdotes e fazer o Espírito Santo mais conhecido, amado e invocado.
"Por Eles eu ROGO e me CONSAGRO"
Desejamos, com o nosso SIM diário oferecer as nossas vidas como holocausto no Altar do Senhor para que os sacerdotes tenham vida e sejam Santos e para queo Espírito Santo renove na face da Terra os prodígios e milagres de Pentecostes.
"TUDO pelos sacerdotes, NADA sem o Espírito Santo!




