

CENÁCULO: lugar de retorno e renovação
Por: Sem. João Guilherme Araujo, Obra do Cenáculo.
“Então, do monte chamado das Oliveiras, voltaram a Jerusalém. A distância é pequena: a de uma caminhada de sábado. Tendo entrado na cidade, subira à sala de cima, onde costumavam ficar”.
(Atos 1, 12-13)
O Cenáculo sempre foi o local do encontro, da novidade, do acolhimento da graça de Deus. Os atos mais importantes de Jesus sempre foram realizados em dois lugares: sobre o monte ou no Cenáculo que, geograficamente, está situado também sobre um monte - o Monte Sião - onde Jerusalém está edificada. Foi no Cenáculo que Jesus entregou-se aos Apóstolos dando-Se em alimento, fazendo-Se servo e comunicando o Seu Sacerdócio a eles. Foi no Cenáculo que Ele, Ressuscitado, entrou e pacificou a alma dos Apóstolos e, soprando sobre eles, comunicou-lhes o Seu Espírito. É para o Cenáculo que os Apóstolos retornam, após ver o Senhor subir aos céus, para aguardar o Grande Dom que o próprio Senhor havia prometido a eles, o Espírito Santo. Foi sob as efusões de graças que o Espírito derramou naquele Santo Lugar que a Igreja, nascida do lado aberto do Senhor na Cruz, foi robustecida e impulsionada pelo Fogo Divino, que a fez sair e colocar em prática sua ação evangelizadora.
O Cenáculo é o lugar do encontro com o Espírito Santo e, se queremos ter esse encontro pessoal com Deus, nos é necessário retornar ao Cenáculo, a cada dia, a cada momento, a cada hora! É preciso retornar ao Cenáculo, retornar a nossa casa primeira, pois é lá que seremos robustecidos e inflamados pela graça de Deus. O mundo de hoje necessita de um novo retorno ao Cenáculo! O mundo precisa, mais uma vez, se aconchegar na sala de cima, no alto do Monte Sião, para ali ser totalmente transformado pela ação criadora do Espírito Santo. Isso já nos sinalizava a Beata Elena Guerra que, em pleno século XIX, entendeu que a obra de transformação da face da terra passaria, ainda nos dias de hoje, pelas portas do Cenáculo.
Necessitamos de famílias que não somente estejam no cenáculo, mas sejam um cenáculo onde os filhos, que são sementes de um novo mundo, sejam educados na verdade da fé e cresçam "acostumados" a terem uma vida segundo o Espírito. Famílias que vivam o extraordinário de Deus no ordinário do dia a dia. E isso só se realizará quando as famílias se abrirem a essa graça de serem cenáculos vivos.
Cremos que o Espírito Santo confiou a grande obra de renovação da face da Terra a mim e a você, a todos nós, homens, mulheres, jovens, crianças, famílias, sacerdotes e religiosos. É preciso corresponder a esse chamado do Espírito Santo, de transformarmos o mundo em um Cenáculo Vivo para que a cada dia, subam aos céus fortes súplicas, a fim de que o Espírito desça, penetre o coração dos homens e renove a face da terra. Nos unamos em oração a cada dia, em família, com os amigos, em qualquer lugar e repitamos com toda a intensidade do nosso coração: VINDE ESPÍRITO SANTO! VINDE E RENOVAI A FACE DA TERRA.
Veni Sancte Spíritus!